Um Palácio secreto em Lisboa – Palácio dos Marqueses de Fronteira

palacio

Este é sem dúvida um dos grandes “tesouros” de Lisboa, mas este palácio secreto não consta na maioria dos roteiros turísticos da cidade…

Imagino que o motivo da ausência dessa maravilha nos roteiros, seja sua localização. Não faz parte do centro histórico, esta um pouco escondido perto do bairro de Benfica, no início do Parque Florestal de Monsanto. É difícil de ser encontrado, especialmente devido a ausência de placas ou sinalização no caminho…

Mas vale a pena a visita! O jardim deste palácio é simplesmente  espetacular!  O colorido de seus azulejos azuis com o verde do jardim fazem um belo contraste. O lago repleto de lindas estátuas e habitado por dois cisnes negros ajudam a tornar o jardim ainda mais misterioso. O jardim também é belíssimo em dias frios e nublados de inverno. É um dos meus jardins preferidos em Portugal.

palacio2

Porque visitar?

Já conhece Lisboa e está procurando algo além das principais atrações da cidade? Gosta de natureza e arte e esta a procura de um monumento legal pra visitar e com menos turistas? Então não deixe de visitar o Palácio dos Marqueses de Fronteira!O jardim de 5 hectares tem influência Italiana, rico em obras de arte.  Seus muros são pintados de um azul vivo e forte, coberto por azulejos de vários temas como as estações do ano, cavaleiros antepassados da família, além de bustos de famílias reais portugueses.

Abaixo da escadaria de azulejos que leva ao jardim de Vênus e a casa de fresco, dois cisnes negros tomam conta de um lago. Os cines são uma grande atração pois além de serem de uma beleza misteriosa, eles costumam brincar com os turistas. Alerto pra tomar cuidado com os cisnes (principalmente um deles) que é muito protetor do outro cisne. Ele chega muito pertinho das pessoas mas tenta morder os nossos dedos ou sapatos… Vai ver isso não acontecerá com você mas como eu e o meu pai temos este hábito perigoso de tentar atiçar os animais selvagens, eles acabaram nos assustando com algumas tentativas de mordidas, mas que pelo menos valeu algumas risadas….

Dê uma olhada  na foto abaixo –  peguei o cisne com a “boca na botija” mordendo a calça do meu pai.

10945864_10104858789992723_7299995384955832193_o

blackswan

Ao fundo do jardim a esquerda, fica a casa do fresco, feita com pedras, conchas, porcelana e  pedaços de vidro quebrado.

igreja

 

igreja2

 

tetoigreja

 

História

Construído entre 1671-1672 para ser um pavilhão de caça para o primeiro Marquês de fronteira de Portugal e ainda hoje serve de residência particular do atual Marquês de fronteira (12).  Este palácio que era utilizado como local de veraneio por muitos anos, foi ocupado como residência permanente da família Mascarenhas depois do terremoto de 1755. O palácio é classificado como monumento nacional.

Diz a lenda, que na inauguração do palácio foi servido um banquete para D. Pedro e que a louça usada no banquete não podia mais ser utilizada. A louça foi partida e quebrada em pedaços para evitá-la de ser usada novamente. Os pedacinhos da louça foram utilizados na decoração do Palácio e fazem parte da fontes e bicas da “casa do fresco.”

Palácio dos Marqueses de Fronteira na Media

Vídeo com imagens do Palácio.

Mais fotos do Palácio.

Campanha Primavera 2015 El Corte Inglés:

Endereço:

Rua São Domingos de Benfica 1, 1500-554 Lisboa.

Telefone:21-778-2023

Horário das Visitas:
Junho a Setembro: às 10h30m; às 11h00; às 11h30 e às 12h00
Outubro a Maio: às 11h00 e às 12h00
Fechado aos Domingos e Feriados

Comente Aqui: